Fidele Odontologia

ENDODONTIA

A Endodontia, também conhecida como tratamento de canal, trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Consiste na retirada da polpa do dente, que é o tecido mole encontrado em sua parte interna , quando o mesmo estiver danificado, infeccionado ou morto. O espaço resultante deve ser esterilizado, preparado e preenchido, procedimento este que veda o canal, salvando o dente.

Quadro de cárie

Dente com abscesos resultantes de danos na polpa dental.

Abertura até a polpa

Para alcançar a câmara pupar, se faz uma abertura através da coroa do dente.

Limpeza e esterilização

Aqui a câmara pulpar e os canais radiculares são bem limpos e esterilizados.

Preenchendo a polpa

Depois se preenche a câmara pulpar e canais radiculares e sela-se de maneira difinitiva.

Coloca-se a coroa

Por fim coloca-se a coroa para devolver ao dente sua forma, e função definitiva.

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:
Dente quebrado;
Cárie profunda;
Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

O dente com tratamento endodôntico permanece em função sem problemas desde que seja restaurado evitando assim fraturas e recontaminação do mesmo. Além disso a escovação diária e a visita regular ao dentista vai ajudá-lo a manter seus dentes sadios por mais tempo. Dentes com canal tratado podem voltar a cariar sem nenhum sinal de dor, já que o nervo foi removido, por isso o cuidado deve ser maior; Podem ser necessários uma ou mais consultas para o término do tratamento;

Vamos conversar?